Você já se assustou ao ver sangue nas fezes? Esse sintoma é sempre motivo para investigação. Embora, em muitos casos, a causa possa ser benigna, como hemorroidas ou fissuras anais, o sangramento também pode estar relacionado a doenças inflamatórias graves, infecções ou até câncer. A forma correta de lidar com isso é entender os possíveis motivos, identificar sinais de alerta e procurar avaliação médica o quanto antes.
A presença de sangue nas fezes indica que houve sangramento em algum ponto do trato gastrointestinal, que vai da boca até o ânus. A cor, a quantidade e a frequência do sangramento são pistas importantes para descobrir a origem do problema.
São veias dilatadas no reto ou ânus que podem se romper durante a evacuação. O sangue é geralmente vermelho vivo e aparece na superfície das fezes ou no papel higiênico. É uma causa frequente e, muitas vezes, associada a esforços para evacuar.
Pequenos cortes na mucosa anal, geralmente causados por evacuação de fezes endurecidas. Provocam dor intensa no momento da evacuação, acompanhada de pequenas quantidades de sangue vivo.
Caracteriza-se pela formação de pequenas bolsas na parede do intestino grosso, chamadas divertículos. Quando inflamam ou sangram, podem provocar fezes com sangue, dor abdominal e alteração do hábito intestinal.
São crescimentos na mucosa intestinal. Alguns não causam sintomas, mas podem sangrar e, em longo prazo, evoluir para câncer colorretal se não forem removidos.
Inclui a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Provocam inflamação crônica no trato digestivo, resultando em dor abdominal, diarreia frequente, perda de peso e sangramento.
Tumores no cólon ou reto podem causar sangramento visível ou oculto. Muitas vezes, no início, o sintoma é discreto, mas pode ser acompanhado de alteração nas fezes, anemia e dor abdominal.
Feridas no revestimento do estômago ou duodeno que, quando sangram, deixam as fezes escuras ou enegrecidas (melena), indicando sangramento no trato digestivo alto.
Algumas bactérias, como Shigella, E. coli ou Salmonella, podem causar diarreia com sangue, febre e cólicas abdominais.
Má formação de vasos sanguíneos no intestino que pode causar sangramento recorrente, geralmente em idosos.
Alguns vermes, como Trichuris trichiura e Ancylostoma, podem provocar microlesões na mucosa intestinal, levando a sangramento e anemia.
Nem sempre, mas pode ser. O câncer colorretal é uma das principais causas de sangramento intestinal em pessoas acima de 50 anos, especialmente com histórico familiar da doença.
O sangramento pode ser visível ou oculto (detectado apenas por exames). Por isso, todo caso deve ser investigado.
O sintoma é preocupante quando:
Nessas situações, o risco de doenças graves aumenta, e a procura por atendimento médico deve ser imediata.
Essa diferenciação é importante porque ajuda o médico a determinar o local provável do sangramento.
Essa é uma das causas mais comuns e, normalmente, não representa risco imediato. Porém, o diagnóstico só pode ser confirmado por exame físico e, em alguns casos, exames de imagem ou endoscópicos.
Sangramentos persistentes ou volumosos podem causar anemia e, em casos graves, indicar doenças potencialmente fatais. Sempre que o sintoma ocorrer, é recomendada avaliação médica.
A presença conjunta de sangue nas fezes e dor abdominal pode estar relacionada a colites, doença inflamatória intestinal, infecções ou até câncer. A dor pode ser difusa, em cólica ou localizada, dependendo da causa.
A colonoscopia é o exame padrão-ouro para investigar sangramento intestinal. É indicada especialmente quando:
Sim. Parasitas como Trichuris trichiura e Entamoeba histolytica podem provocar sangramento intestinal, geralmente acompanhado de diarreia, cólicas e, em casos prolongados, anemia.
Identifica pequenas quantidades de sangue invisíveis a olho nu, útil para triagem de câncer colorretal.
Identifica ovos e parasitas que podem provocar sangramento intestinal.
Mostra sinais de anemia e infecção.
Podem auxiliar na exclusão de causas metabólicas ou inflamatórias associadas.
Não. Embora fissuras anais sejam comuns devido à constipação, qualquer sangramento deve ser avaliado. Em crianças, pode estar relacionado a alergias alimentares (como à proteína do leite de vaca), infecções ou pólipos infantis.
Há 74 anos, temos o compromisso de cuidar de você e da sua família com carinho e respeito. Contamos com uma equipe qualificada e equipamentos de última geração, proporcionando resultados confiáveis e precisos para garantir o melhor cuidado.
Entre em contato conosco através do site, do telefone: (21) 2719-9438 ou pelo WhatsApp: (21) 99004-6794.
Deixe um comentário